Sistema Cartográfico Estadual - SCE-SP

O Decreto nº 61.486, publicado no Diário Oficial do Estado em 12 de setembro de 2015 estabelece que a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) seja a responsável pela implantação, coordenação, administração e execução das ações referentes ao Programa de Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo (IDE-SP) e ao Sistema Cartográfico do Estado de São Paulo (SCE-SP).

O Decreto passa a integrar a cartografia sistemática do Estado de São Paulo (mapeamento terrestre básico ou informação geoespacial de precisão), unificando os acervos do Instituto Geográfico e Cartográfico e do Sistema Cartográfico Metropolitano sob a coordenação da Emplasa.

Acesse o Decreto nº 61.486 clicando aqui.

Conheça a legislação cartográfica de referência clicando aqui.

Em relação ao SCE-SP, a Emplasa vai executar e manter, em caráter permanente, as atividades necessárias à produção de cartografia sistemática e temática de interesse comum, cuidar da qualidade e propriedade técnico-operacional dos produtos executados, mantendo atualizadas as informações geoespaciais e seus metadados, além de dar continuidade à prestação do atendimento aos órgãos e entidades da administração pública e demais interessados. Os produtos geoespaciais do SCE-SP, precisos e acurados, passarão a constituir referência espacial oficial e obrigatória no âmbito do Estado de São Paulo. 

Em 2013 foi realizado um questionário com os entes de Governo no âmbito do Grupo Técnico em Geoprocessamento (GT-Geo) para levantar quais são os sistemas e a base de dados existentes, as dificuldades encontradas nos trabalhos que envolvem dados geoespaciais e, principalmente, levantar as necessidades de cada instituição. O resultado deste questionário revela a importância de se conhecer a necessidade de cada órgão e entidade para promover a organização do acesso e produção de dados geoespaciais. A Emplasa pretende realizar periodicamente a atualização dos dados deste questionário junto aos órgãos e entidades a fim de levantar a demanda mais atual.

Para acessar o questionário realizado em 2013 com os entes de Governo no âmbito do GT-Geo (Grupo Técnico em Geoprocessamento) clique aqui.

Ao promover a publicação de metadados dos dados geoespaciais existentes, nos diversos formatos, a organização da demanda e a produção de dados, o Governo pretende evitar a sobreposição de ações e gastos pelos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, contribuindo para o planejamento e gestão de políticas públicas e de ordenamento territorial de forma mais eficiente.

Fale conosco

Unidade de Cartografia 
Rua Boa Vista, 150 – 2º Andar – Lado B – Centro – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3293-5430 
E-mail: atendimento@emplasa.sp.gov.br

Topo