Governo de SP

Projeto Mapeia SP

Sistema Mapeia São Paulo

A Emplasa recebe de órgãos públicos federais, estaduais e de inúmeras prefeituras do Estado de São Paulo um grande número de solicitações de dados geoespaciais do Sistema Cartográfico Metropolitano. As fotos aéreas e, especialmente, os originais cartográficos são utilizados como documentos oficiais e servem de apoio a processos administrativos, que envolvem o uso e ocupação do solo, e a processos jurídicos, além de serem usados no planejamento de ações de governo.

As bases de dados temáticas – como o Mapa de Expansão da Área Urbanizada e o Mapa de Uso e Ocupação do Solo –, continuamente atualizadas na história da Emplasa, são também amplamente utilizadas por estudantes de vários níveis e por entes estaduais e municipais no planejamento das ações que envolvem o território, além de subsidiarem estudos internos desenvolvidos pela Emplasa em apoio à elaboração de projetos do Governo. 

A demanda por dados espaciais fez com que a Emplasa, à época da elaboração dos Planos Diretores Municipais, publicasse 39 Atlas de Uso e Ocupação do Solo para cada um dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, de forma a garantir o conhecimento atualizado dos seus territórios e dos municípios vizinhos, bem como sua situação na Região Metropolitana. Dentre os Atlas distribuídos entre as prefeituras contempladas, destacou-se o fato de que um dos municípios da região conheceu os reais limites do seu município, nessa que é a terceira maior concentração urbana do planeta.  

As bases cartográficas da Emplasa das décadas de 1970 e 1980 servem de apoio à legislação estadual da Área de Proteção aos Mananciais e de Zonas de Uso Industrial e a inúmeros projetos da Emplasa e de terceiros na Região Metropolitana de São Paulo. Os originais cartográficos de maior procura encontram-se digitalizados e, em parte, georreferenciados; são distribuídos gratuitamente aos entes governamentais e passarão a ser comercializados no formato digital. O Sistema Cartográfico da Emplasa possui um Acervo Técnico de mais de 100 mil produtos cartográficos de propriedade do Governo do Estado e de terceiros.

As principais coleções de mapeamentos básicos e temáticos de interesse dos usuários do Sistema Cartográfico Metropolitano (SCM) já estão disponíveis em meio digital. Com o objetivo de ampliar a oferta de produtos disponíveis, está sendo digitalizado, tratado e georreferenciado internamente na Emplasa todo o conjunto de originais cartográficos, envolvendo as coleções herdadas pela Emplasa do Acervo Técnico Cartográfico do Gegran, que compõe o Acervo do SCM.

Para ampliar o acesso às bases de dados geoespaciais da Emplasa foi criado o Sistema Mapeia SP (mapeiasp.sp.gov.br) com todas as ortofotos que recobrem o estado de São Paulo, para o acesso visual e de impressão às imagens, entre outros elementos referenciais como o Sistema Viário, garantindo dessa forma, o acesso fácil e mais ágil a produtos da Emplasa.

A expectativa da Emplasa é que grande parte dos requisitantes desse tipo de dados para processos administrativos e, notadamente, os que envolvem os entes jurídicos, deixem de solicitar e passem a utilizar o Sistema como fonte oficial de consulta. As impressões do Sistema, visando o insumo à processos jurídicos e administrativos, são codificadas, de modo a possibilitar a sua recuperação e verificação de procedência.