Institucional

Gestão do Conhecimento


A Política de Gestão do Conhecimento e Inovação foi instituída em janeiro de 2009 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do decreto nº 53.963, para toda a administração pública estadual. O objetivo é promover práticas inovadoras e melhorar a eficácia e a qualidade na formulação de políticas públicas.

Na Emplasa, no entanto, a preocupação em criar uma cultura voltada ao compartilhamento do conhecimento e inovação é anterior ao decreto. Em 2006, foi aprovada a criação do Grupo de Gestão do Conhecimento da empresa pelo Comitê de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC).

Com ajuda da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (Fundap), esse primeiro grupo instituído organizou um ciclo de palestras sobre Gestão do Conhecimento para os funcionários da empresa, atraindo o interesse também de outros órgãos e empresas públicas e privadas.

A Emplasa firmou uma nova parceria com a Fundap em 2007 para o 1º Ciclo Estadual de Palestras sobre Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público. Em 2008, houve a segunda edição do evento, que foi o embrião do InovaDay, um encontro mensal para fortalecer a cultura de inovação.

Em 2009, esse projeto deixou de ser uma parceria entre secretarias e órgãos e passou a ser um projeto do Governo do Estado de São Paulo. O 1º InovaDay aconteceu em dezembro desse ano. Em 2011, já nos moldes definidos pelo decreto paulista, foi constituído o 1º Grupo Setorial de Inovação da Emplasa.

Dinâmica e produtos

Com funcionários representando todas as diretorias da empresa, o grupo realiza uma série de encontros periódicos ao longo de dois anos. A coordenação de cada equipe fica sempre a cargo de uma diretoria, em caráter rotativo, para que todas as áreas sejam contempladas. Ao fim de cada gestão, um ou mais produtos são elaborados.

Para o período 2015-2016, o grupo coordenado pela Diretoria Administrativa e Financeira trabalha com o tema "Transmitindo o DNA da Emplasa". Além do produto final, um glossário com termos técnicos que será entregue no fim de 2016, estão sendo realizadas palestras e oficinas.

A edição do programa concluída no fim de 2014 foi comemorativa dos 40 anos da empresa. Sob a responsabilidade da Vice-presidência, resultou no livro "Emplasa − 40 anos de planejamento metropolitano" e em um calendário com obras de 12 artistas plásticos que fizeram uma releitura de mapas e fotos aéreas produzidas pela Emplasa.

Houve a exposição "Emplasa − Uma visão artística", com os trabalhos desses artistas no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Também aconteceram dois dias de seminários debatendo questões ligadas às bases para o planejamento.

Metrópole: Conhecer e agir


Registros do Conhecimento
Clique e assista às entrevistas

Projeto Entre Tempos 2

Vídeos de divulgação



Mapeia São Paulo
Projeto de Atualização Cartográfica do Estado de São Paulo (2012)



Sistema Cartográfico Metropolitano
Processo de produção cartográfica (2012)



Dados, Informações e Documentação Técnica (2012)




Topo