Governo de SP

Institucional

Sobre a Empresa

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa) é uma instituição pública vinculada à Secretaria Estadual de Governo, responsável pelo planejamento regional e metropolitano do Estado de São Paulo.

Criada em 1974 para planejar a Grande São Paulo, hoje dá apoio técnico às Regiões Metropolitanas de São Paulo (39 municípios), Campinas (20 municípios), Baixada Santista (9 municípios), Vale do Paraíba e Litoral Norte (39 municípios), Sorocaba (27 municípios) e Ribeirão Preto (34 municípios) e às Aglomerações Urbanas de Jundiaí (7 municípios), Piracicaba (23 municípios) e Franca (19 municípios). Ao todo, são 216 municípios.

A Emplasa elabora e subsidia o Governo do Estado de São Paulo na implantação de políticas públicas e projetos integrados de desenvolvimento regional.

Também realiza estudos diversos e disponibiliza para gestores públicos e privados e para os cidadãos produtos cartográficos, sistemas de informações geoespaciais e conhecimento técnico sobre planejamento metropolitano.

Esse conhecimento especializado sobre o território credenciou a Emplasa para coordenar a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) das RMs de São Paulo, Sorocaba, Campinas e das AUs de Jundiaí e Piracicaba.

Desde 2015, a Emplasa concentra o acervo e a produção cartográfica estadual (SCE-SP) e também é a responsável pela implantação e coordenação do Programa de Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo (IDE-SP).

A empresa dispõe de sua própria Infraestrutura de Dados Espaciais, a IDE-Emplasa, de acesso irrestrito, onde estão abrigados seus diversos sistemas geo, a exemplo do SIM|Emplasa ─ Sistema de Informações Metropolitanas, amplamente utilizado na administração pública estadual .

Topo