Região Metropolitana de Ribeirão Preto e Aglomeração Urbana de Franca discutem soluções para resíduos sólidos e ações de empreendedorismo nas regiões

15/05/2019

Durante as reuniões ordinárias dos Conselhos de Desenvolvimento da RMRP e da AU de Franca, realizadas em 13 de maio, a Diretora de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB, Sra. Zuleica Maria de Lisboa Peres, falou sobre alternativas técnicas e jurídicas para a gestão integrada dos resíduos sólidos, de forma que se reduzam custos individuais por meio de soluções consorciadas e mediante destinação adequada do lixo gerado nas cidades.

O Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sr. Américo Sakamoto e o Coordenador de Empreendedorismo, Renda e Trabalho, Sr. Ademar Bueno discorreram sobre ações da Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho em ambas as regiões para estimular o crescimento econômico, a competitividade, produtividade e o desenvolvimento sustentável. Mereceu destaque o primeiro “Mutirão do Trabalho” que será realizado em Ribeirão Preto no dia 27 de maio. Na ocasião, deverão ser oferecidas mil vagas de oportunidades de trabalho, 400 vagas da Frente de Trabalho, que fazem parte do programa do governo estadual e três mil vagas para qualificação no Centro Paula Souza, que tem cerca de 150 cursos disponíveis.

O Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Marcos Campagnone, posicionou os prefeitos e demais membros dos Conselhos sobre o andamento do Projeto Unidades de Informações Territorializadas (UITs), que a Emplasa e aFundação Escola de Sociologia e Política - FESPSP estão desenvolvendo na RMRP e na AU Franca e que resultarão em edições de atlas digitais, instrumentos destinados a contribuir na elaboração  de políticas públicas  compartilhadas das duas regiões.

Marcos Campagnone destacou que as populações da RMRP e da AUF participaram das consultas públicas que ampliaram as informações sobre as potencialidades de desenvolvimento econômico, social e cultural, impulsionadores e barreiras ao crescimento locais.

Assessoria de Comunicação - ACO

comunicacao@emplasa.sp.gov.br