Os trabalhos para elaboração do plano regional continuam a todo vapor na Região Metropolitana de Campinas

21/11/2018

Estiveram reunidos no dia 7 de novembro os secretários, diretores e técnicos Municipais das áreas de Habitação, Assistência Social e Saúde. O Grupo de Trabalho é coordenado pela Agemcamp e pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) e contou com a participação de representantes da Unicamp e do Ministério Público.

A Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, explica que o foco do grupo de trabalho “é analisar as possibilidades e definir diretrizes para soluções das demandas, identificadas pelo diagnóstico elaborado anteriormente por este grupo”.

Entre os problemas apontados pelos membros do GT na área de Habitação estão ocupações irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP), fluxos migratórios que exigem melhor infraestrutura dos municípios, falta de planejamento nas questões fundiárias e pouca oferta de habitações de interesse social, por exemplo, entre outras.

Na questão da Saúde, aspectos como vias de acesso da população aos atendimentos e serviços de modo regional, também foram discutidos, assim como a importância da Assistência Social para o planejamento. Destes grupos de trabalho serão definidos os eixos estruturantes para elaboração do PDUI-RMC, são primordiais para o processo de planejamento regional.

Agemcamp