Acessibilidade: C+ C-

Conselho de Desenvolvimento da RMC lança mapa cultural na última reunião do ano

13/12/2018

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 12, em Nova Odessa, para finalizar os trabalhos do ano. Na ocasião, o presidente do Conselho e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, recebeu o Inventário do Patrimônio Cultural da RMC, elaborado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).

4b3caf68-6d45-40ef-85cc-d0a3cf034cda.jpg

O Inventário integra o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Campinas (PDUI-RMC) e ficará à disposição para consulta na biblioteca da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). “Este é um produto das nossas câmaras temáticas que trabalham para elaboração do PDUI. Pelo bom exemplo de hoje, nosso Plano deverá ser referencial para o país”, destacou o presidente Bill.

Segundo o Diretor de Planejamento e Novos Negócios da Emplasa – Luiz José Pedretti – o inventário foi feito por determinação do Estatuto da Metrópole, para que houvesse a delimitação de áreas visando à proteção do Patrimônio Cultural. “Estamos apresentando hoje o resultado de um levantamento detalhado dos bens culturais tombados dos 20 municípios da RMC”. Cada município presente recebeu um arquivo digital do material.

98f1d24c-32a1-4f95-bba0-cf2f308cf000.jpg

A reunião contou com a presença de representantes de 11 municípios: os prefeitos de Nova Odessa, Benjamim Bill; de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira; Hortolândia, Angelo Perugini; Itatiba, Douglas Augusto; Jaguariúna, Gustavo Reis; Pedreira, Hamilton Bernardes; Engenheiro Coelho, Pedro Franco; Vinhedo, Jaime Cruz e Artur Nogueira, Ivan Vicensotti, a Vice-Prefeita de Valinhos, Laís Helena; além dos representantes das secretarias de Estado.

Na pauta da reunião, também foram aprovados recursos financeiros do Fundocamp para realização do seguintes projetos no município de Morungaba: Obras de Mobilidade Urbana e Sistema Metropolitano de Proteção aos Bens e Serviços Públicos Municipais, que refere-se à aquisição de um veículo a ser utilizado pela Guarda Municipal. Para este mesmo projeto foram aprovados também recursos para os municípios de Cosmópolis e Pedreira.

5fc4b0d2-21ff-4dba-b34e-75b8637c2a0a.jpg

Agemcamp 12.12.2018