Releases

IDE-SP reúne dados espaciais de 12 órgãos públicos e deve crescer em 2018

A Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo avança em número de adesões, e estreia nova marca e identidade visual agora em junho.

12/06/2018

Doze órgãos públicos estaduais aderiram, até maio último, ao Programa de Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo, a IDE-SP <http://www.idesp.sp.gov.br/>, cujo principal objetivo é consolidar uma rede integrada de bases de dados geoespaciais das instâncias de governo.

A informação é da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), gestora da IDE-SP, que espera contar com um total de 30 adesões já no segundo semestre de 2018.

"A IDE-SP vem mostrando seus benefícios, com a organização, sistematização, padronização e disseminação, de forma mais ágil e segura, das informações geoespaciais, como estabelece a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)", destaca o diretor-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti.

Ele explica que a IDE-SP passou a centralizar, desde a instituição do Decreto 61.486/2015, do Governo do Estado, o acesso aos dados geoespaciais das diversas instituições públicas, integrando o acervo estadual e promovendo a difusão destas informações. "Segundo o artigo 6º do Decreto, os órgãos e entidades da administração pública são responsáveis pelo compartilhamento obrigatório de seus dados geoespaciais", reforça.

A Emplasa é gestora e responsável pela implantação, coordenação, administração e execução das ações referentes à IDE-SP, que desde 2017 faz parte da INDE. No ano passado, a IDE-SP foi finalista do Prêmio Mario Covas, que destacou projetos de gestão pública em benefício dos cidadãos.

De cara nova, a IDE-SP apresenta neste mês de junho sua nova identidade visual, desenvolvida a partir de uma marca exclusiva. A plataforma também foi reconstruída visualmente, agregando o mesmo padrão já utilizado em outros produtos digitais da Emplasa.

Já na página inicial da plataforma, o usuário encontra acessos rápidos ao catálogo de metadados.O visualizador foi modernizado e agora conta com um menu inteligente, que pode ser movimentado pelo usuário. O espaço de navegação dos mapas foi ampliado, facilitando a visualização do conteúdo.

 

Órgãos e instituições que já aderiram à IDE-SP

AgemBS

Agência Metropolitana da Baixada Santista

www.agem.sp.gov.br

Cetesb

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

www.cetesb.sp.gov.br

Emplasa S.A.

Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano

www.emplasa.sp.gov.br

EMTU/SP

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

www.emtu.sp.gov.br

Fundação Florestal

Fundação Florestal

www.fflorestal.sp.gov.br

IPT

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo

www.ipt.br

IAC

Instituto Agronômico de Campinas

www.iac.sp.gov.br

Instituto Geológico

Instituto Geológico

www.igeologico.sp.gov.br

Secretaria da Cultura

Secretaria da Cultura

www.cultura.sp.gov.br

SEDS

Secretaria de Desenvolvimento Social

www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

SMA

Secretaria do Meio Ambiente

www.amblente.sp.gov.br

SSRH-CBH-RB

Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeira de Iguape e Litoral Sul

www.sigrb.com.br

 

www.emplasa.sp.gov.br

www.idesp.sp.gov.br

Topo