IDE-SP reúne dados espaciais de 12 órgãos públicos e deve crescer em 2018

A Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo avança em número de adesões, e estreia nova marca e identidade visual agora em junho.

12/06/2018

Doze órgãos públicos estaduais aderiram, até maio último, ao Programa de Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo, a IDE-SP <http://www.idesp.sp.gov.br/>, cujo principal objetivo é consolidar uma rede integrada de bases de dados geoespaciais das instâncias de governo.

A informação é da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), gestora da IDE-SP, que espera contar com um total de 30 adesões já no segundo semestre de 2018.

"A IDE-SP vem mostrando seus benefícios, com a organização, sistematização, padronização e disseminação, de forma mais ágil e segura, das informações geoespaciais, como estabelece a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)", destaca o diretor-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti.

Ele explica que a IDE-SP passou a centralizar, desde a instituição do Decreto 61.486/2015, do Governo do Estado, o acesso aos dados geoespaciais das diversas instituições públicas, integrando o acervo estadual e promovendo a difusão destas informações. "Segundo o artigo 6º do Decreto, os órgãos e entidades da administração pública são responsáveis pelo compartilhamento obrigatório de seus dados geoespaciais", reforça.

A Emplasa é gestora e responsável pela implantação, coordenação, administração e execução das ações referentes à IDE-SP, que desde 2017 faz parte da INDE. No ano passado, a IDE-SP foi finalista do Prêmio Mario Covas, que destacou projetos de gestão pública em benefício dos cidadãos.

De cara nova, a IDE-SP apresenta neste mês de junho sua nova identidade visual, desenvolvida a partir de uma marca exclusiva. A plataforma também foi reconstruída visualmente, agregando o mesmo padrão já utilizado em outros produtos digitais da Emplasa.

Já na página inicial da plataforma, o usuário encontra acessos rápidos ao catálogo de metadados.O visualizador foi modernizado e agora conta com um menu inteligente, que pode ser movimentado pelo usuário. O espaço de navegação dos mapas foi ampliado, facilitando a visualização do conteúdo.

Órgãos e instituições que já aderiram à IDE-SP

AgemBS

Agência Metropolitana da Baixada Santista