Releases

Emplasa participa do I Encontro de Autoridades Públicas de Mobilidade Urbana da América Latina

13/03/2017

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) participa no dia 22 de março do I Encontrode Autoridades Públicas de Mobilidade Urbana, realizado pela UITP América Latina, organização internacional que tem por objetivo promover as melhores práticas em transporte público e desenvolver alternativas para a mobilidade nas cidades.

O evento acontece no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo, no âmbito da 4ª Semana UITP América Latina 2017.

O Encontro é um espaço de compartilhamento de desafios e soluções para os dirigentes públicos de mobilidade urbana da América Latina, com a oportunidade de conhecer diferentes experiências implantadas e também as melhores experiências de outras regiões.

O diretor-presidente interino da Emplasa, Luiz José Pedretti, participará da Sessão 2 – Planos e Integração modal: vantagens competitivas, das 14h30 às 16h30. Ele falará sobre Modelos e Marcos Jurídicos Institucionais para Metrópoles.

"Minha apresentação está focada nas mudanças e benefícios que o Estatuto da Metrópole poderá trazer para os transportes públicos, melhorando a vida dos habitantes das regiões metropolitanas brasileiras", explica o palestrante.

A abordagem do tema, segundo Pedretti, leva em conta a possibilidade jurídica de criação de uma Agência Metropolitana de Transportes de Passageiros, a partir de casos e decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a governança interfederativa, em que o interesse comum prevalece sobre o interesse local e as responsabilidades pelo planejamento, organização e execução dos serviços devem ser compartilhadas entre Estado e municípios. Ele também falará sobre diretrizes e particularidades da Lei 13.089, de 12/01/2015, conhecida como Estatuto da Metrópole.

Veja o programa completo do evento:

http://www.latinamerica.uitp.org/pt/4%C2%AA-semana-uitp-am%C3%A9rica-latina

Topo