Emplasa apresenta Projeto UITs em reunião do Parlamento Metropolitano de Ribeirão Preto

11/04/2019

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) participou nesta segunda-feira (08/04) da oitava reunião do Parlamento Metropolitano de Ribeirão Preto, que é composto pelos presidentes de câmaras municipais das 34 cidades da região. O evento aconteceu na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto.

Foram convidados como palestrantes no evento o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o diretor de Planejamento e Novos Negócios da Emplasa, Joaquim Lopes da Silva Júnior, e o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara.

Joaquim Lopes apresentou aos participantes as atividades e projetos desenvolvidos pela Emplasa, ressaltando sua importância para o planejamento regional e metropolitano, função que desempenha há 45 anos no Estado de São Paulo.

Na oportunidade, foi destacado o minucioso estudo que a Emplasa está realizando na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), denominado Unidades de Informações Territorializadas (UITs), "importante ferramenta para gestão do território", destacou Joaquim Lopes.

O Projeto UITs, metodologia desenvolvida pela Emplasa, visa identificar os principais fatores de influência sobre o processo de desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, criada em 2016, levando em conta suas dinâmicas sociais, econômicas e ambientais.

O professor Gilberto Schweder, da FESPSP, apresentou as várias etapas do estudo, que contou com oficinas técnicas e consulta pública, e vai subsidiar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RM, exigência do Estatuto da Metrópole.

O resultado do trabalho será reunido, posteriormente, em um atlas digital, e irá contribuir para a elaboração de futuras políticas públicas ou ações da iniciativa privada para o desenvolvimento econômico e social da RMRP.