Governo de SP

Releases

Releases

Condesb debate atenção aos dependentes químicos e prevenção contra desastres naturais

Fortalecer a rede de acolhimento, tratamento e inserção social dos dependentes químicos na região e garantir a atuação conjunta da Defesa Civil dos nove municípios da Região Metropolitana para prevenção de desastres naturais. Esses foram os principais temas da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), na manhã desta terça-feira, 24 de julho.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Junior, do major PM Fauzi Salim Katibe (representando a coronel PM Helena dos Santos Reis, secretária da Casa Militar), da presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Zehbour Panossian, e Ricardo Vedovello (representante da presidente do Instituto Geológico, Luciana Martin Rodrigues Ferreira).

O IPT e o IG entregaram o mapeamento de risco de Cubatão e Mongaguá. Também estão trabalhando em conjunto com a Câmara Temática de Defesa Civil do Condesb para a conclusão do plano regional de Prevenção de Desastres e Redução de Riscos Geológicos (PDN), baseado no PDN estadual, que consiste na estruturação de dados, mapeamento de riscos, diagnósticos e plano de ações. Vedovello (IG) e Agostinho Tadashi Ogura (IPT) apresentaram detalhes sobre o trabalho. 

Programa Recomeço

Já o secretário Gilberto Nascimento Junior destacou a importância do Programa Recomeço que, desde 2013, já realizou mais de 40 mil atendimentos, cerca de 13 mil internações e atua como uma rede de mais de 60 unidades terapêuticas em todo o Estado (3.327 vagas).

Na Baixada Santista, são quatro unidades (82 vagas) e o objetivo é ampliar a partir da adesão das prefeituras. Durante a reunião, o prefeito do Guarujá, Válter Suman, que também é vice-presidente do Condesb, assinou o termo de adesão ao programa. A assinatura dos demais chefes das administrações municipais da região já começou a ser coletada pela secretaria do Conselho, já que estavam representados por vice-prefeitos e secretários.

“Travamos um combate contra essa doença que são as drogas, a dependência. É fundamental que os gestores municipais participem. O protocolo de intenções estabelece caminho para essa participação, como a elaboração de um Plano Municipal de Políticas sobre Drogas, para capacitar profissionais e construir uma rede de acolhimento e tratamento, que inclui moradia assistida, casa de passagem, auxílio para reintegração familiar e no mercado de trabalho, entre outros. As vagas serão abertas após a realização desse plano”, afirmou Gilberto Nascimento Jr..

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, parabenizou os representantes da Defesa Civil do Estado e dos municípios da Baixada Santista presentes à reunião. Destacou a importância do trabalho preventivo e da valorização dos agentes que atuam nesse segmento. “Estamos acostumados a lembrar apenas no momento que ocorre o acidente, o problema. Mas não podemos deixar de dar atenção contínua, pois é o trabalho preventivo que fará com que a ação seja cada vez mais eficiente, quando necessária”, disse.

Edmur também falou da importância do Programa Recomeço e da ação que vem sendo feita em todas as seis regiões metropolitanas e nos três aglomerados urbanos paulistas. “Nesses casos, são mais de 200 municípios. Mas há e haverá outros. Precisamos de uma rede forte para dar apoio, estender as mãos àqueles que precisam e que, dificilmente, terão oportunidade de sair da situação crítica se não contarem com a ajuda de especialistas, técnicos preparados, e muito carinho e compreensão”, concluiu.

Presentes à reunião os vice-prefeitos Pedro de Sá (Cubatão), Sandoval Soares (Santos) e Thiago Cervantes (Itanhaém), além do diretor-executivo da Agência Metropolitana (Agem), Ricardo Hourneaux de Moura, e de representantes regionais de órgãos do governo do Estado.

 

E-mail: imprensa.sdm@sdmetropolitano.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/SSDMetropolitano

Twitter: @SAMetropolitano

Instagram: SAMetropolitano

Site: www.assuntosmetropolitanos.sp.gov.br

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

27/07/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Condesb debate atenção aos dependentes químicos e prevenção contra desastres naturais)

Prefeitos de Itu e Piedade são reeleitos presidente e vice do Conselho de Desenvolvimento da RM Sorocaba

O Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, e o prefeito de Piedade, José Tadeu Resende, foram reeleitos presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba nesta quinta-feira, 26, durante a 15º reunião do Conselho, em Itu.

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, foi representado pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba, Flávio Chaves, que parabenizou a reeleição de ambos. “É muito gratificante saber que o Conselho está em boas mãos e que juntos podemos mostrar um excelente trabalho para a população que vive nos 27 municípios que compõem a região, e desejamos toda sorte para eles”.

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, também elogiou o consenso e o bom trabalho na região. “Quero fazer um registro da dedicação dos dois prefeitos nesse período, tarefa que não é fácil conciliar e compatibilizar com outras demandas, com esse espírito de parceria com o governo do Estado. Mas em razão da competência desses dois prefeitos, eles darão continuidade aos trabalhos da Região Metropolitana de Sorocaba”.

No encontro, Flávio Chaves levou duas propostas para a RM Sorocaba. Uma delas é a Expo Ciee Sorocaba, que faz parte do projeto Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), de promover as maiores feiras estudantis da América Latina, focada na educação e direcionamento profissional do público jovem, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro na cidade. A outra sugestão é o Projeto de Ambientação da Toyota, que tem foco na redução de consumo de recursos naturais e gestão de resíduos, desenvolvendo projetos que promovam a educação em questões ambientais como o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica).

O presidente do Conselho, Guilherme Gazzola, explicou que as soluções em conjunto favorecem o desenvolvimento regional. “A função do Conselho é fomentar essas atividades e somos muito otimistas em relação ao entrosamento de todas as cidades.” O vice, José Tadeu, destacou que todos estão com vontade de trabalhar. “É tudo muito recente, mas estamos seguros e com o pé no chão de que será feito um ótimo trabalho e que irá repercutir em toda a região metropolitana.”

 

E-mail: imprensa.sdm@sdmetropolitano.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/SSDMetropolitano

Twitter: @SAMetropolitano

Instagram: SAMetropolitano

Site: www.assuntosmetropolitanos.sp.gov.br

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

27/07/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Prefeitos de Itu e Piedade são reeleitos presidente e vice do Conselho de Desenvolvimento da RM Sorocaba)




36-40 of 547<  ...  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  ...  >