Acessibilidade: C+ C-

Foi eleita na manhã desta quarta-feira, 6, a nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O prefeito de Paraibuna, Victor de Cassia Miranda, o Vitão, foi eleito, por aclamação, o novo presidente do Conselho e Marcus Soliva, prefeito de Guaratinguetá, ficou com a vice. O prefeito de Cunha, Rolien Guarda Garcia, assumirá a presidência do FUNDOVALE. A 18º reunião contou com a presença de 24 prefeitos, 2 vices e 9 representantes de Estado.

Vitão destacou as prioridades do momento: o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), Segurança e Turismo. “O PDUI é um ponto essencial para podermos captar recursos. A nossa RM ainda é caçula perto das outras, mas é o pontapé inicial para pleitearmos qualquer recurso no futuro”, destacou o novo presidente, que também destaca uma ligação com o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap).

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, divulgou a assinatura dos termos de cooperação do Programa Recomeço que acontecerá dia 2 de julho. “Nesse encontro haverá também a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, e os prefeitos discutirão um protocolo de intenções em relação aos resíduos sólidos dos municípios”.

O diretor-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz Pedretti, elogiou a composição da nova diretoria. “A eleição é um reflexo da união dos prefeitos desta região metropolitana, reunindo condições para a execução de um excepcional trabalho”.

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

07/06/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Prefeito de Paraibuna, Vitão, é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMVale)

Curta mostra como era a Praça da Sé há 44 anos

PRAÇA DA SÉ, da diretora Nilce Tranjan (1974), é um dos fenômenos da Filmoteca da Emplasa, chegando a 300.655 visualizações no Youtube em março último. Tanta procura se deve ao fato de ser um dos raros registros da praça que é "a cara" de São Paulo 44 anos atrás.

O documentário colorido, produzido em 1974 (10 minutos), mostra toda a agitação em torno do Marco Zero da Capital, com seus barulhentos vendedores ambulantes, lojas e a habitual movimentação no Centro Histórico de São Paulo.

Além disso, documenta a situação do transporte público na época e a grande quantidade de comércios que já havia na região. Tudo isso contado por seus frequentadores.

O título integra a Filmoteca da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), que guarda 59 produções importantes para a história de São Paulo http://www.bibliotecavirtual.emplasa.sp.gov.br/Filmoteca.aspx.

Juntos, os filmes somam mais de 620 mil visualizações, e são frequentemente solicitados por cineastas, curadores e jornalistas para integrar mostras, documentários e reportagens.

O curta ÔNIBUS, dos diretores João Batista de Andrade, Claúdio Cerri e Nilo Mota, produzido pela TV Cultura em 1973, em preto e branco, mostra em oito minutos os problemas de mobilidade enfrentados diariamente pela população de São Paulo desde então.

Traz entrevistas com trabalhadores nas filas dos terminais e nos pontos de ônibus, registrando a superlotação dos coletivos que trafegavam em número muito abaixo das necessidades dos usuários.

PAULICÉIA, de 1978, do diretor Flavio Del Carlo, documenta em 11 minutos o desenvolvimento de São Paulo do século XIX até 1970. Por meio de fotos antigas e animações, o filme mostra os eventos característicos de cada época, como a evolução dos meios de comunicação e do transporte, apontando para os problemas que o crescimento acelerado já começava a trazer.

Os filmes estão disponíveis no endereço: http://www.bibliotecavirtual.emplasa.sp.gov.br/

Fonfira:

04/06/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Curta mostra como era a Praça da Sé há 44 anos )

Emplasa registra Sistema de Informações Metropolitanas no INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu à Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) o Certificado de Registro de Programas de Computador ao Sistema de Informações Metropolitanas, conhecido como Sim|Emplasa.

Desenvolvido pela Emplasa, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Casa Civil, o SIM|Emplasa está disponível no endereço <www.sim.emplasa.sp.gov.br>, e já é utilizado por secretarias estaduais, a exemplo da Habitação, e prefeituras paulistas, como a de Suzano, no papel de aliado do planejamento na administração pública.

"O SIM é uma inovação muito bem-vinda na gestão de dados geoespaciais, pois oferece não apenas a plataforma digital, mas também uma equipe especializada para apoiar o gestor público no gerenciamento de seus dados e negócios", destaca Luiz José Pedretti, diretor-presidente da Emplasa.

De fácil acesso e uso intuitivo, o SIM|Emplasa é uma ferramenta essencial ao planejamento integrado de ações da gestão pública, disponibilizando em um único ambiente informações nas esferas federal, estadual e municipal.

Entre outros atributos, o sistema possibilita a visualização simultânea e a edição de bases de dados georreferenciadas oficiais, permitindo avaliar as correlações espaciais entre elas.

A área pública da plataforma permite aos usuários visualizar alguns dados geoespaciais, como ortofotos do Estado de São Paulo e dados de setores censitários. A área restrita necessita de cadastro e é disponibilizada a clientes da Emplasa, mediante a contratação da plataforma na modalidade subscrição.

Já utilizado pelos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) no cadastro e mapeamento de assentamentos precários, o Sistema de Informações Metropolitanas foi contratado pela CDHU para fazer o mesmo levantamento no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e pelo município de Suzano para gerenciar os planos municipais.

Assessoria de Comunicação Emplasa

Tel.: 3293 5318

www.emplasa.sp.gov.br

comunicacao@emplasa.sp.gov.br