Acessibilidade: C+ C-

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) realiza esta semana a rodada final de oficinas técnicas na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) e na Aglomeração Urbana de Franca (AUF), com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Nestas quarta e quinta, acontecem oficinas em Patrocínio Paulista (05/12) e São Joaquim da Barra (06/12), na AUF; no dia 07/12, em Batatais, a última da RMRP. Nesses encontros, serão debatidas oportunidades e barreiras ao desenvolvimento das duas regiões, dentro do Projeto Unidades de Informações Territorializadas (UITs).

"As UITs são recortes do território municipal que correspondem a uma unidade de análise para fins de planejamento regional, segundo metodologia desenvolvida pela Emplasa em 2005, o chamado DNA do Território”, explica Luiz José Pedretti, diretor de Planejamento e Novos Negócios da Emplasa, que participou das oficinas realizadas na semana passada em Jaboticabal, Santa Cruz da Esperança e Ribeirão Preto.

Estas Unidades de Informações Territorializadas permitem a leitura dinâmica e detalhada do território, bem mais próxima da realidade do município, porque reconhecem e qualificam suas principais características fisico-territoriais e socioeconômicas, associando padrões de uso e ocupação do solo e dados estatísticos (IBGE, Rais).

Aglomeração Urbana de Franca

Os trabalhos na Aglomeração Urbana de Franca seguem avançados. A equipe de técnicos da FESPSP já realizou a coleta de dados e informações sobre a AUF com as prefeituras de cada um de seus 19 municípios (Planos Diretores, Macrozoneamento, entre outros). Também foi concluído pela Emplasa o estudo do Uso e Ocupação do Solo, complementado pela FESPSP, por meio de visitas técnicas aos municípios, com o apoio de equipes das prefeituras.

A Emplasa delimitou as Unidades de Informações Territorializadas da AUF, validando-as com as secretarias municipais. Além disso, elaborou Relatórios de Caracterização do Uso e Ocupação do Solo e Documentação Fotográfica, segundo as UITs, para cada um dos 19 municípios. Estes relatórios serão disponibilizados no site da Emplasa no próximo ano.

Região Metropolitana de Ribeirão Preto

A FESPSP também já coletou os dados e informações com as prefeituras da RMRP (Planos Diretores, Macrozoneamento, entre outros) e encontra-se em elaboração pela Emplasa o mapeamento do Uso e Ocupação do Solo. Na sequência, serão realizados os mesmos procedimentos ocorridos na AUF. Os trabalhos prosseguem até meados de 2019.

Oficinas AUF

05/12/2018, município de Patrocínio Paulista

Grupo 1: Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista

Horário: 14h às 18h

Local: Salão Azul, na Rua Tenente Joaquim Cândido, s/n - Centro (próximo à prefeitura)

06/12/2018, município de São Joaquim da Barra

Grupo 2: Aramina, Buritizal, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Miguelópolis e São Joaquim da Barra

Horário: 8h30 às 12h30

Local: FAJOB - Faculdade São Joaquim da Barra, Rua Rio Grande do Norte nº 1.470, Bairro Vila Deienno

Oficina RMRP

BATATAIS – 07/12/2018 – CAIC Professor Gilberto Dalla Vecchia

Sub-região 4 (Altinópolis, Batatais, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira e Santo Antônio da Alegria)

Endereço: Rua Coronel Joaquim Marques, 1260, Distrito Industrial

COMUNICAÇÃO EMPLASA

www.emplasa.sp.gov.br

03/12/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Emplasa realiza últimas oficinas técnicas na RM Ribeirão Preto e na Aglomeração Urbana de Franca)

Emplasa realiza duas oficinas técnicas na Aglomeração Urbana de Franca

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) realiza nos dias 5 e 6 de dezembro, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP), oficinas técnicas em Patrocínio Paulista (05/12) e São Joaquim da Barra (06/12) para debater sobre oportunidades e barreiras ao desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Franca (AUF).

Os eventos fazem parte do Projeto Unidades de Informações Territorializadas (UITs), que a Emplasa e a FESPSP estão desenvolvendo na Aglomeração Urbana de Franca, e deverá resultar na edição de um atlas digital. As atividades são dirigidas a gestores públicos e privados, técnicos que atuam nas áreas de planejamento e gestão urbana, pesquisadores, acadêmicos e entidades representativas da sociedade civil.

1ª Oficina: 05/12/2018, município de Patrocínio Paulista

2ª Oficina: 06/12/2018, município de São Joaquim da Barra

Horário: 8h30 às 12h30

23/11/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Emplasa realiza duas oficinas técnicas na Aglomeração Urbana de Franca)

Emplasa realiza quatro oficinas na Região Metropolitana de Ribeirão Preto

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) realiza a partir do próximo dia 27 de novembro, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP), quatro oficinas técnicas para debater sobre oportunidades e barreiras ao desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP).

A primeira oficina será em Joboticabal (27/11), seguida de Santa Cruz da Esperança (28/11), Ribeirão Preto (29/11) e Batatais (07/12). As atividades são dirigidas a gestores públicos e privados, técnicos que atuam nas áreas de planejamento e gestão urbana, pesquisadores, acadêmicos e entidades representativas da sociedade civil.

Os eventos fazem parte do Projeto Unidades de Informações Territorializadas (UITs), que a Emplasa e a FESPSP estão desenvolvendo na RMRP e deverá resultar na edição de um atlas digital.

JABOTICABAL - 27/11/2018 - Fatec Jaboticabal

Sub-região 2 (Guariba, Jaboticabal, Monte alto, Pitangueiras, Taiúva e Taquaral)

Hora: 14h às 18h

Endereço: Av. Eduardo Zambianchi, 31, Vila Industrial