Releases

Releases

PDUI da Aglomeração Urbana de Piracicaba ganha plataforma digital e define trabalho conjunto

O processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana de Piracicaba (PDUI-AUP) vence mais uma etapa no próximo dia 29, às 14h, quando será realizada a segunda reunião da Comissão Técnica. Será no Museu da Água, na Avenida Beira Rio, 448, em Piracicaba.

No encontro, a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA) apresenta a plataforma digital do PDUI ─ <www.pdui.sp.gov.br/piracicaba> ─, canal de comunicação com os participantes, que poderão, em fase posterior, enviar suas propostas e acompanhar todo o desenvolvimento do Plano.

Também será debatida na reunião a estrutura do "Panorama Regional", documento que visa traçar um perfil detalhado da região, enumerando fragilidades e potencialidades dentro de cada tema de estudo.

O "Panorama Regional" será utilizado para subsidiar as discussões durante as oficinas sub-regionais e também vai funcionar como pré-diagnóstico. O modelo, a agenda e os participantes das oficinas serão definidos pela Comissão Técnica. A prioridade serão as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), tanto nas oficinas como no "Diagnóstico".

27/03/2017 Leia na íntegra esta matéria: (PDUI da Aglomeração Urbana de Piracicaba ganha plataforma digital e define trabalho conjunto)

Emplasa debate mobilidade metropolitana na 4ª Semana UITP América Latina 2017

A integração definitiva do transporte metropolitano é, ao mesmo tempo, preocupação e meta dos gestores públicos brasileiros que atuam na área de mobilidade urbana. Foi o que ficou claro ontem (23/03) no I Encontro de Autoridades Públicas de Mobilidade Urbana da América Latina (4ª Semana UITP América Latina 2017), realizado no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo.

A boa notícia é que já é juridicamente viável a implantação de um sistema integrado metropolitano de transporte de passageiros, envolvendo todos os modais.

Em palestra sobre "Modelos e Marcos Jurídicos Institucionais para Metrópoles", o diretor-presidente interino da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti, especialista no tema, explicou, entre outras coisas, que as "agências metropolitanas podem sim ser titulares dos serviços públicos de transporte de passageiros". Estas agências podem ser criadas no âmbito dos Conselhos de Desenvolvimento das regiões metropolitanas, a partir de uma modelagem técnica e econômico-financeira.

Economia de recursos

Para que isso aconteça, segundo ele, é necessária uma mudança de paradigmas e a adoção de um novo sistema de gestão metropolitana. O resultado? Economia de recursos, melhoria da mobilidade metropolitana e bem-estar para a população.

Pedretti falou especialmente sobre a Lei 13.089, de 12/01/2015, conhecida como Estatuto da Metrópole, que estabelece diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum. Ele deu ênfase à governança interfederativa, que nada mais é que o aperfeiçoamento das relações institucionais entre Estado e municípios. "Com a integração e o compartilhamento de políticas públicas é possível melhor aproveitamento dos recursos", ressaltou.

Na oportunidade, foram apresentadas as realidades das Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Natal, seus investimentos no setor de transportes e projetos para melhoria da mobilidade metropolitana. O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, ressaltou a prioridade que o Governo do Estado tem dado ao transporte metroferroviário, investindo na expansão do metrô e na modernização dos trens.

Participaram também do painel sobre "Planos e Integração modal: vantagens competitivas" a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Maria dos Santos, o secretário Clodoaldo Pelissioni e o presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Fortes Flores. O moderador foi Audo Albuquerque, superintendente da Secretaria de Transportes Urbanos de Manaus.

24/03/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Emplasa debate mobilidade metropolitana na 4ª Semana UITP América Latina 2017)




1-5 of 342<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >