PDUI-RMSP apresenta versão consolidada do Caderno de Propostas

A Comissão Técnica (CT) do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) retomou as atividades na última terça-feira, 27/06, em reunião realizada às 14h no auditório de licitações do Metrô.

Avanços significativos no processo de elaboração do Plano foram pontuados no encontro, que reuniu representantes do Estado de São Paulo e dos municípios da RMSP. O diretor-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, conduziu a reunião, cujo ponto principal foi a apresentação do Caderno Preliminar de Propostas.

Pedro Sales de Melo Suarez, técnico da Emplasa e coordenador do PDUI-RMSP, detalhou os conteúdos da versão consolidada do Caderno de Propostas, resultado de análise e comparação de dois documentos importantes: “Contribuição ao Caderno Preliminar de Propostas”, sistematizado pela Emplasa, e o “Contributo à Elaboração do Projeto de Lei”, elaborado pelas prefeituras de São Paulo, Guarulhos e pelo Consórcio do Grande ABC.

As propostas enviadas ao longo de 2016, 313 no total, foram analisadas e sistematizadas: 260 vieram do poder público e 53 da sociedade civil.

No encontro também foram debatidos o cronograma de elaboração dos trabalhos do PDUI, a estrutura da Comissão e a escolha de novos coordenadores, além da retomada do Grupo de Trabalho de Processo Participativo.

Ficou acordado que os integrantes da CT terão prazo de uma semana para ler o Caderno e enviar contribuições até o dia 04/07. A Comissão Técnica se reunirá novamente na semana seguinte (dias 11 ou 12/07) para então submeter o Caderno Preliminar de Propostas à aprovação pelos seus integrantes.

28/06/2017 Leia na íntegra esta matéria: (PDUI-RMSP apresenta versão consolidada do Caderno de Propostas)

A Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP) realizou sua primeira reunião em 02/06 e já está elaborando um cronograma de trabalho para levantamento de um diagnóstico da região, a partir de consulta a todas as prefeituras que a integram.

O documento deverá elencar as principais questões a serem tratadas em âmbito regional e quais as melhores soluções compartilhadas de curto prazo para a gestão dos resíduos sólidos.

O encontro contou com a participação do diretor-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti, e reuniu representantes das prefeituras que compõem a Aglomeração Urbana, bem como técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Coordenadoria de Meio Ambiente da Emplasa.

Na reunião, a Emplasa apresentou alguns destaques sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e um breve panorama da situação da gestão dos RSU na Aglomeração. Houve, ainda, um debate sobre como promover, de forma integrada e regionalizada, o planejamento, a organização e a execução dos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos nos 23 municípios que formam a AUP.

As discussões e propostas apresentadas na Câmara Temática poderão ser consideradas e ampliadas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, que está em curso na AUP.

Técnicos de todos os municípios da aglomeração integram a Câmara Temática, mais representantes das secretarias de Estado de Energia, de Saneamento, do Meio Ambiente e da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, além da Emplasa e de representantes da sociedade civil organizada.

07/06/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Câmara Temática fará diagnóstico sobre resíduos sólidos na Aglomeração Urbana de Piracicaba)

1-5 of 360<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >