Releases

Releases

Oficina regional apresenta o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado aos municípios da AUJ

Os sete municípios que integram a Aglomeração Urbana de Jundiaí − Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista − terão a oportunidade de participar no próximo dia 25/08 em Jundiaí da Oficina Regional que vai apresentar e discutir com a população a elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da AUJ.

O evento é coordenado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), na qualidade de Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento da AUJ, com apoio dos poderes públicos municipal e estadual. Será das 9h às 16h30, no CIESP-Jundiaí.

Estão convidadas entidades representativas da sociedade civil, instituições e outros organismos que tenham interesse em debater questões relevantes de caráter regional,  técnicos vinculados aos órgãos públicos, entre outros que desejem participar.

O PDUI é um instrumento de planejamento previsto pelo Estatuto da Metrópole, e deve orientar o desenvolvimento urbano e regional, por meio do compartilhamento de responsabilidades, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum.

Atividades da oficina

Na Oficina Regional, os participantes vão contribuir para a elaboração de um amplo diagnóstico da região, elencando os desafios, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Pela manhã, serão apresentados o PDUI-AUJ e o "Panorama Regional", documento disponível no link: https://www.pdui.sp.gov.br/jundiai/?page_id=755.

À tarde, haverá debate temático e cada participante poderá escolher um dos grupos: Desenvolvimento Urbano e Econômico (Planejamento e Uso do Solo, Habitação e Desenvolvimento Econômico), Meio Ambiente (Unidades de Conservação, Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos), Transporte e Sistema Viário Regionais, Atendimento Social (Saúde Pública, Segurança Pública e Educação).

A Oficina deverá propiciar ampla discussão regional, contribuindo para o levantamento, análise e formulação das principais questões a serem abordadas por políticas públicas de caráter regional. Para outras informações acesse <www.pdui.sp.gov.br/jundiai> ou entre em contato pelo e-mail sec.executivacdauj@emplasa.sp.gov.br.

SERVIÇO

Data: 25/08/2017

Horário: 09h00 - 16h30

Local: CIESP-Jundiaí

Av. Doroty Nano Martinasso, 150 Vila Bandeirantes - Jundiaí-SP

16/08/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Oficina regional apresenta o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado aos municípios da AUJ)

CAU promove encontro regional sobre conservação de rios urbanos

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) realizará no dia 21 de agosto o Encontro Regional CAU-Sorocaba sobre Conservação e Utilização de Áreas das Margens dos Rios Urbanos. O evento será realizado no Hotel National Inn, às 19h em Sorocaba.

O projeto Rio + Cidades do CAU/SP visa resgatar a importância e a visibilidade dos rios das cidades paulistas para uma vida saudável, muito prejudicada pelas agressões sofridas ao longo da urbanização.

O objetivo do encontro é ampliar a discussão, mostrando o papel dos arquitetos e urbanistas, reunindo os diversos atores envolvidos e facilitando a apresentação de soluções que resgatem os rios em benefício das cidades.

As inscrições serão feitas no local. Vagas limitadas.

ENCONTRO REGIONAL CAU – SOROCABA

Conservação e Utilização de Áreas das Margens dos Rios Urbanos

Palestrantes: Demis Lima, biólogo, Sandra Lanças e José Eduardo Tibiriçá, arquitetos.

Data: 21 de agosto de 2017.

Local: Hotel National Inn. Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, Km 2,6, s/n - Iporanga, Sorocaba - SP.

Credenciamento: 18h00 às 18h30.

Aspectos Ambientais – Biólogo Demis Lima (Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, SP): das 19h00 as 19h45. 

Aspectos Urbanísticos e Paisagísticos – Arquiteta Sandra Lanças (Instituto Defenda Sorocaba): das 19h45 às 20h30.

Rios+Cidades – Arquiteto José Eduardo Tibiriçá (CAU/BR): das 20h45 às 21h30.  Debate público das 21h30 às 22h.

16/08/2017 Leia na íntegra esta matéria: (CAU promove encontro regional sobre conservação de rios urbanos)


PDUI-RMSP elege 30 representantes da sociedade civil em assembleias públicas até 26 de agosto

A Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, em conjunto com as coordenações sub-regionais e o município de São Paulo, realiza nos dias 25 e 26/08, nas cinco sub-regiões da RMSP, mais o município de São Paulo, assembleias públicas para escolha dos 30 representantes da sociedade civil organizada que vão participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

O número de participantes foi aprovado pelo Comitê Executivo do PDUI-RMSP em reunião nesta segunda-feira, 14/08, em São Paulo. Dos 30 representantes da sociedade civil, 12 integrarão o Comitê Executivo (CE) e 18 a Comissão Técnica (CT).

Após as assembleias sub-regionais, ocorrerá no dia 28/08 em São Paulo uma assembleia geral com todos os eleitos, para definição da composição por instância ─ conforme deliberado pelo Comitê Executivo, atendendo às exigências do Estatuto da Metrópole.

O objetivo do PDUI é traçar as diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano e regional. De acordo com o Estatuto da Metrópole, os Planos devem ser realizados por regiões metropolitanas e aglomerações urbanas em três anos, a partir de 2015, quando a Lei Federal nº 13.089 foi promulgada.

Instâncias do PDUI

A composição do CE e da CT passa a ser tripartite por Estado, municípios e sociedade civil, cada qual representando, igualmente, um terço nas votações que se fizerem necessárias.

O Comitê Executivo tem caráter deliberativo e seu propósito é promover a articulação e a coordenação entre Estado, municípios e sociedade civil do processo de elaboração do PDUI-RMSP até sua aprovação.

Já a Comissão Técnica tem por função promover as atividades voltadas para a elaboração do PDUI, acompanhar seu desenvolvimento em consonância com o Estatuto da Metrópole, bem como pautar e organizar os documentos que serão objeto de aprovação pelo Comitê Executivo.

Para acessar o Regulamento e demais documentos clique no link: <www.pdui.sp.gov.br/rmsp>.

 

SERVIÇO

Assembleias sub-regionais

 

Sub-região Sudoeste: Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

- 26/08/17, 9h, Parque do Lago Francisco Rizzo

- Rua Alberto Giosa, 390, Centro – Embu das Artes-SP

 

Sub-região Leste: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, santa Isabel e Suzano.

- 26/08/17, 9h, Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi

- Rua Benjamin Constant, 682, Centro – Suzano-SP

 

Sub-região Oeste: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

- 26/08/2017, 9h, no Centro de Formação de Professores

- Avenida Marechal Rondon, 263, Centro, Osasco

 

Sub-região Sudeste: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul

- 26/08/17, 10h, Consórcio Intermunicipal Grande ABC

- Avenida Ramiro Coleoni, 5, Centro − Santo André

 

Sub-região Norte: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.

- 25/08/2017, 14h, Escola de Governo do CIMBAJU
Rua México, 100 - 4 andar - Sala 40
Centro - Caieiras

 

Município de São Paulo

- Ainda definindo data e local.

Assembleia geral

28/08/17, 14h00, Rua Boa Vista, 170 − Auditório B/Mezanino, Capital

15/08/2017 Leia na íntegra esta matéria: (PDUI-RMSP elege 30 representantes da sociedade civil em assembleias públicas até 26 de agosto)

Conselho de Desenvolvimento da RM Vale discute retomada do Gamesp

Prefeitos e representantes das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte participaram na manhã desta segunda-feira, 14, em Campos do Jordão, da 17º reunião do Conselho de Desenvolvimento. O encontro aconteceu no Convention Center e foi comandado pelo presidente do Conselho e prefeito anfitrião, Fred Guidoni. Também marcaram presença o secretário adjunto de Segurança Pública, Sérgio Turra; o secretário Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro e o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

A retomada do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública – Gamesp foi um dos principais temas do encontro que reuniu 20 prefeitos da região. Entre as ações discutidas do Gabinete está a implantação do videomonitoramento. “Hoje foi a primeira reunião do Gamesp, que nada mais é do que a discussão, o debate e a pontuação de problemas para formular uma política que atenda toda a região”, afirmou Turra.

Edmur Mesquita frisou a importância do investimento em segurança na região. “O Gamesp foi criado em 2013 e são grupos regionais que discutem políticas de segurança com o objetivo de estimular ações de prevenção e combate ao crime. Esses grupos são compostos por membros da polícia civil, militar, federal, do poder judiciário e prefeituras”.

Durante a reunião, o Conselho aprovou o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, que funcionará como um plano diretor da região metropolitana nos próximos anos. “É um estudo que vai integrar toda a macro região e será entregue entre janeiro e fevereiro do ano que vem, mostrando como a região vai se desenvolver socioeconomicamente e como esses investimentos acontecerão nas mais diversas áreas”, disse o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni.

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

15/08/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Conselho de Desenvolvimento da RM Vale discute retomada do Gamesp)

1-5 of 383<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >