Guia vai orientar elaboração do PDUI da Aglomeração Urbana de Piracicaba

A Comissão Técnica (CT) do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana de Piracicaba (PDUI-AUP) aprovou na última sexta-feira, 10/02, o Guia Metodológico que vai orientar todo o processo de elaboração do plano regional.

Integram a CT quatro representantes das prefeituras de Rio Claro, Piracicaba, Limeira e Araras, representantes do Governo do Estado de São Paulo e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), que coordena o processo, e da sociedade civil.

O diretor-presidente interino da Emplasa, Luiz José Pedretti, participou da reunião, quando fez uma explanação sobre o PDUI-AUP, ressaltando suas diretrizes e importância para a integração regional. Segundo explicou, trata-se de um instrumento de planejamento exigido pelo Estatuto da Metrópole, que deve ser realizado em três anos, a partir de 2015, e aprovado por lei estadual.

Na sequência, foi apresentada a proposta do Guia Metodológico pela técnica da Emplasa, Letícia Roberta Trombeta, contemplando suas principais etapas, organograma de trabalho e cronograma de execução.

Posteriormente, foi aberta a discussão para os membros da Comissão Técnica, quando foram analisados pontos importantes das chamadas Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) relativas à AUP e sugeridos ajustes no Guia Metodológico.

Luiz Pedretti adiantou que, para este ano, já estão previstos vários encaminhamentos, a exemplo da elaboração do Panorama Regional, documento detalhado sobre as potencialidades e desafios da AUP. Para isso, estão programadas oficinas sub-regionais que darão suporte à realização do diagnóstico regional.

No período, será disponibilizada uma plataforma digital, de acesso amigável, onde os participantes poderão postar suas propostas e tomar conhecimento dos conteúdos, documentos produzidos e encaminhamentos do PDUI-AUP.

O processo de elaboração do PDUI envolve, também, a criação de Grupos de Trabalho, que seguirão um cronograma de reuniões (presenciais e virtuais), a elaboração de um Macrozoneamento para a região, a elaboração do Caderno de Propostas e do Caderno de Sustentação, além da realização de audiências públicas. Ao final, será elaborada minuta de Projeto de Lei, a ser encaminhada para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

14/02/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Guia vai orientar elaboração do PDUI da Aglomeração Urbana de Piracicaba)

Emplasa apoia e participa da Mostra e Seminário Cidades Inteligentes 2017

A Aglomeração Urbana de Piracicaba sedia nos dias 8 e 9 de fevereiro a Mostra e Seminário Cidades Inteligentes 2017, que tem como objetivo apresentar ao setor público soluções para as áreas de energia, saneamento, resíduos sólidos e tecnologia, dentro do conceito de "Cidades Inteligentes". O evento é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba e acontece na cidade, no auditório do Teatro Erotides de Campos.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, abrirá o primeiro dia de seminário e o presidente em exercício da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti, o segundo. Pedretti falará sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana de Piracicaba (PDUI-AUP) e apresentará o SIM|Emplasa, Sistema de Informações Metropolitanas que será tema de exposição mais técnica à tarde. "O SIM é uma plataforma que permite a gestão integrada de dados geoespaciais dos municípios e do Estado", explicou.

Entidades como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Instituto Smart City Business América (ISCBA) e órgãos vinculados ao Governo do Estado, como a Investe São Paulo, estarão representados no evento.

Cidades Inteligentes também convida empresas do setor público e privado da Aglomeração Urbana de Piracicaba para ter acesso, em primeira mão, a serviços e iniciativas inteligentes, que foram desenvolvidas especialmente para atender as demandas das cidades, com inovação, criatividade e baixo custo. Na Mostra, gestores públicos terão oportunidade de conhecer diversas tecnologias voltadas para a gestão das cidades.

Cidades Inteligentes 2017 escolheu a Aglomeração Urbana de Piracicaba, integrada por 23 municípios, por sua importância como polo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, especialmente nos setores sucroalcooleiro e metal-mecânico, alimentação, bens de capital, cerâmica, agroindústria, metalúrgica.

Os interessados em participar do evento devem fazer suas inscrições no site www.ci.eco.br. É gratuito.

Mostra e Seminário Cidades Inteligentes 2017

Datas: 8 e 9 de fevereiro

Local: Auditório Erotides de Campos / Rua Maurice de Allain, 454 – Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP

Horário: das 10h às 17h30