Comissão Técnica aprova o Caderno Preliminar de Propostas do PDUI-RMSP

A Comissão Técnica (CT) do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) aprovou ontem por unanimidade (18/07), em reunião realizada em São Paulo, o Caderno Preliminar de Propostas, que subsidiará as audiências públicas municipais a serem realizadas neste semestre.

Agora, o documento segue para aprovação do Comitê Executivo, que se reunirá no próximo dia 26/07, às 14h (Rua Boa Vista, 170, Auditório C). O documento recebeu nas últimas duas semanas 189 novas contribuições dos membros da CT, entre propostas e comentários, que foram apresentados e discutidos no início da reunião.

O diretor-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, que conduziu os trabalhos, voltou a enfatizar o prazo estabelecido legalmente para conclusão do PDUI, em janeiro de 2018, e a necessidade de levar o debate para uma nova fase.

Aprovado o Caderno, o próximo passo será a preparação das audiências públicas municipais. As novas contribuições resultantes do debate com a sociedade civil serão posteriormente incorporadas ao Caderno de Propostas.

A Comissão Técnica teve, ainda, a oportunidade de assistir à apresentação da Pesquisa Origem-Destino 2017, que está sendo desenvolvida pelo Metrô. O objetivo do trabalho é conhecer melhor o trajeto das viagens diárias realizadas pelos usuários do transporte coletivo na RMSP.

É a sexta edição da pesquisa, que está completando 50 anos. A OD abrangerá os 39 municípios da RM, totalizando 517 zonas e 32 mil domicílios.

Durante a reunião, também foram formados dois Grupos de Trabalho, o primeiro para definir a participação da sociedade civil no processo de elaboração do produto final do PDUI, com representação na Comissão Técnica e no Comitê Executivo, e o segundo para definir o sistema de acompanhamento e gestão do Plano.

20/07/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Comissão Técnica aprova o Caderno Preliminar de Propostas do PDUI-RMSP)

Convocação para as Oficinas do PDUI da AU de Piracicaba - Julho de 2017

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A − Emplasa, na qualidade de Secretaria Executiva da Comissão Técnica (por meio da deliberação n° CD AU Piracicaba 02/16 do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba), conta com a participação dos poderes públicos municipal e estadual para a realização das oficinas de trabalho do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região.

Assim, convida representantes de instituições e entidades representativas da sociedade, bem como de outros organismos que tenham interesse e amplitude no tratamento de questões relevantes de caráter regional, a participarem das Oficinas Sub-regionais para a elaboração do PDUI da AUP.

Os temas que serão objeto do 1º PDUI da AUP são: Desenvolvimento Urbano e Econômico (Planejamento e Uso do Solo, Habitação de Interesse Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo); Meio Ambiente (Unidades de Conservação, Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos); Redes Estruturais (Transporte, Sistema Viário Regional e Energia) e Atendimento Social (Saúde Pública, Segurança Pública, Defesa Civil, Educação e Cultura).

As oficinas serão realizadas nos municípios de Capivari, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e deverão propiciar ampla discussão regional, contribuindo para o levantamento, análise e formulação das principais questões a serem abordadas por políticas públicas de caráter metropolitano. Os técnicos municipais deverão participar de pelo menos uma dessas oficinas.

Consultem a programação e o mapa anexos para fazer a opção.

Calendário das Oficinas

Sub-região

Dia

1ª Oficina

Capivari

Câmara Municipal de Capivari

Avenida Tarsila do Amaral, 490, Distrito Industrial 2 - Dr. Jovenal Forte

25/07/2017

2ª Oficina

Limeira

Teatro Nair Belo / Secretaria Municipal da Educação (Centro de Formação do Professor)

Rua João Kuhl Filho, s/n - Vila São João - Parque Cidade de Limeira (Portaria D)

26/07/2017

3ª Oficina

Piracicaba

Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP)

Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Bloco 8 - Areião

27/07/2017

4ª Oficina

Rio Claro

Faculdades ASSER

Rua 7, 1193 - Centro

28/07/2017

8h-13h

As oficinas contarão com a participação de membros do poder público dos municípios da região, da sociedade civil e de representantes do Estado, que terão como objetivo contribuir na formulação do Diagnóstico Problematizado da AUP.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3293 5413/5468 ou pelo email sec.executivaaup@emplasa.sp.gov.br, com a indicação do nome do participante, órgão ou entidade que representa e se participará da oficina no município de Capivari, Limeira, Piracicaba e/ou Rio Claro.

Secretaria Executiva do Comitê Executivo do PDUI

Anexo

Proposta de Agrupamento de municípios para as oficinas

PIRA.jpg