Notícias

Releases

Emplasa registra Sistema de Informações Metropolitanas no INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu à Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) o Certificado de Registro de Programas de Computador ao Sistema de Informações Metropolitanas, conhecido como Sim|Emplasa.

Desenvolvido pela Emplasa, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Casa Civil, o SIM|Emplasa está disponível no endereço <www.sim.emplasa.sp.gov.br>, e já é utilizado por secretarias estaduais, a exemplo da Habitação, e prefeituras paulistas, como a de Suzano, no papel de aliado do planejamento na administração pública.

"O SIM é uma inovação muito bem-vinda na gestão de dados geoespaciais, pois oferece não apenas a plataforma digital, mas também uma equipe especializada para apoiar o gestor público no gerenciamento de seus dados e negócios", destaca Luiz José Pedretti, diretor-presidente da Emplasa.

De fácil acesso e uso intuitivo, o SIM|Emplasa é uma ferramenta essencial ao planejamento integrado de ações da gestão pública, disponibilizando em um único ambiente informações nas esferas federal, estadual e municipal.

Entre outros atributos, o sistema possibilita a visualização simultânea e a edição de bases de dados georreferenciadas oficiais, permitindo avaliar as correlações espaciais entre elas.

A área pública da plataforma permite aos usuários visualizar alguns dados geoespaciais, como ortofotos do Estado de São Paulo e dados de setores censitários. A área restrita necessita de cadastro e é disponibilizada a clientes da Emplasa, mediante a contratação da plataforma na modalidade subscrição.

Já utilizado pelos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) no cadastro e mapeamento de assentamentos precários, o Sistema de Informações Metropolitanas foi contratado pela CDHU para fazer o mesmo levantamento no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e pelo município de Suzano para gerenciar os planos municipais.

Assessoria de Comunicação Emplasa

Tel.: 3293 5318

www.emplasa.sp.gov.br

comunicacao@emplasa.sp.gov.br

www.sim.emplasa.sp.gov.br

22/05/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Emplasa registra Sistema de Informações Metropolitanas no INPI)




Emplasa participa de seminário sobre a governança ambiental da Macrometrópole Paulista

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE) convidam para o Seminário Diálogos Interdisciplinares sobre a Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista, que acontece em 28 e 29 de maio, das 8h30 às 12h30.

O objetivo do evento é refletir, de forma interdisciplinar, sobre o contexto atual, os desafios e oportunidades para a governança ambiental da macrometrópole em um contexto marcado pelas mudanças climáticas. Também assinala o primeiro ano do Projeto Temático Fapesp Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à vulnerabilidade climática.

Foram convidados cientistas, representantes de governos e da sociedade civil para debater o tema. A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) integra a Mesa 1 sobre Contexto da Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista – perspectivas do poder público. O técnico Roberto Rusche apresentará a experiência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP) com ênfase nos resultados do Grupo de Trabalho "Sistema de Áreas Verdes e Áreas Protegidas".

Data: 28 e 29 de maio
Horário das 9h00 às 12h00
Local: Auditório da FAPESP
Rua Pio XI, 1500 - alto da Lapa - São Paulo - SP

Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/governanca/inscricao

PROGRAMA

28 DE MAIO

09:00

Solenidade de Abertura

José Goldemberg (IEE/USP | FAPESP)

Pedro Roberto Jacobi (IEE/USP)
Carlos Nobre (Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais/INPE)
Ildo Sauer (Vice-Diretor/IEE/USP)

Paulo Saldiva (Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP)
Marcos Buckeridge (Instituto de Estudos Avançados – Programa USP Cidades Globais)

09:30

Palestra de abertura 

Tércio Ambrizzi (INCLINE/IAG/USP) 
Carlos Nobre (Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais/INPE)

10:00

Mesa 1 – Contexto da Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista – perspectivas do poder público 

Roberto Rusche (EMPLASA) 
Jussara de Lima Carvalho (SMA/CETESB) 
Laura Ceneviva (SVMA/PMSP) 
Bruna Cerqueira (ICLEI)

11:00

INTERVALO

11:15

Mesa 2 – Adaptação às Mudanças Climáticas na Macrometrópole – práticas 

Mariana Nicolletti (FGV/FGVces) 
Paulo Saldiva (IEA/USP) 
Fabiana Barbi (NEPAM/UNICAMP) 
Tatiana Maria Cecy Gadda (UTFPR/BPBES)

 29 DE MAIO

09:00

Mesa 3 – Biodiversidade e Instrumentos de Planejamento e Gestão Ambiental na Macrometrópole Paulista – instrumentos, gestão e políticas públicas 

Jean Paul Metzger (IB/USP) 
Paulo Pellegrino (FAU/USP) 
Renato Anelli (USP São Carlos) 
Gabriela Di Giulio (FSP/USP)

10:00

INTERVALO

10:30

Mesa 4 – Diálogos Interdisciplinares na Governança da Macrometrópole – contribuições do Projeto Temático 

Pedro Cortes (IEE/PROCAM/ECAUSP) – Governança Ambiental e Vulnerabilidades 
Luciana Travassos (UFABC) – Territórios e Instrumentos 
Paulo Sinisgalli (EACH/IEE/PROCAM/USP)

12:00

Encerramento


Informações:
(11) 3838 4362 /  eventos@fapesp.br

Sobre o evento:http://www.fapesp.br/eventos/governanca

 

07/05/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Emplasa participa de seminário sobre a governança ambiental da Macrometrópole Paulista)

1-5 of 500<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >