Estudantes de Arquitetura da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) visitaram a Emplasa nesta segunda-feira (15/04), acompanhados dos professores Altimar Cypriano, Ana Cristina Gentile Ferreira, Luiz Boscardin e Rosana Gonçalves.

Durante toda a manhã, os convidados conheceram a história da Emplasa, empresa responsável, há 45 anos, pelo planejamento regional e metropolitano do Estado de São Paulo, atualmente coordenando a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba, e das Aglomerações Urbanas de Jundiaí e Piracicaba.

A equipe técnica da Emplasa colocou à disposição dos estudantes o vasto acervo de conhecimento em planejamento gerado pela Emplasa, disponível em sua Biblioteca Virtual (https://bibliotecavirtual.emplasa.sp.gov.br/).

Os alunos também conheceram os conteúdos do PDUI da Região Metropolitana de São Paulo, plano metropolitano construído nos últimos três anos sob a coordenação da Emplasa, que vai nortear o desenvolvimento integrado da RMSP.

O PDUI-RMSP envolveu a participação dos 39 prefeitos da região, de representantes do Governo do Estado de São Paulo e da sociedade civil, num esforço integrado e compartilhado sem precedentes.

Concluído em 2018, o PDUI-RMSP deverá ser transformado em lei ainda este ano, após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

16/04/2019 Leia na íntegra esta matéria: (Emplasa promove aula sobre planejamento durante visita técnica de estudantes da Unicid)

Prefeitos dos municípios que integram a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), liderados por Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão e presidente do Conselho de Desenvolvimento da região, reuniram-se nesta terça-feira, 09/04, em Brasília, com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, para pleitear financiamento para projetos na área de saneamento.

O objetivo do encontro, que foi intermediado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), foi pedir o fim da proibição de municípios integrantes de regiões metropolitanas receberem recursos financeiros da Funasa para projetos voltados ao sistema de saneamento, como já ocorre com municípios com menos de 50 mil habitantes.

A Emplasa, na qualidade de Secretaria Executiva da RM de Ribeirão, tem estudado a questão junto à Funasa, e dado apoio técnico e jurídico ao Conselho de Desenvolvimento da região, especialmente aos municípios de São Simão e Pradópolis, entre outros, os quais solicitaram financiamento a fundo perdido ao organismo federal.

O ex-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, participou da reunião, apresentando as dificuldades enfrentadas pelos municípios devido à proibição da Lei Orçamentária da União: "Como os recursos são concedidos a municípios com menos de 50 mil habitantes, desde que não integrem regiões metropolitanas, havia um descontentamento nesse sentido, então os prefeitos se mobilizaram para pedir o fim da proibição".

Pedretti adiantou que a Funasa apoiou o pleito dos prefeitos. "O presidente Ronaldo Nogueira sensibilizou-se com as necessidades reais dos municípios e se comprometeu a retirar tal proibição da Lei Orçamentária da União, e, já em 2020, os municípios de RMs poderão receber os recursos, mediante a apresentação de novos projetos".

11/04/2019 Leia na íntegra esta matéria: (Prefeitos da RM de Ribeirão Preto pleiteiam recursos à Funasa para projetos de saneamento)

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) participou nesta segunda-feira (08/04) da oitava reunião do Parlamento Metropolitano de Ribeirão Preto, que é composto pelos presidentes de câmaras municipais das 34 cidades da região. O evento aconteceu na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto.

Foram convidados como palestrantes no evento o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o diretor de Planejamento e Novos Negócios da Emplasa, Joaquim Lopes da Silva Júnior, e o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara.

Joaquim Lopes apresentou aos participantes as atividades e projetos desenvolvidos pela Emplasa, ressaltando sua importância para o planejamento regional e metropolitano, função que desempenha há 45 anos no Estado de São Paulo.

Na oportunidade, foi destacado o minucioso estudo que a Emplasa está realizando na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), denominado Unidades de Informações Territorializadas (UITs), "importante ferramenta para gestão do território", destacou Joaquim Lopes.

O Projeto UITs, metodologia desenvolvida pela Emplasa, visa identificar os principais fatores de influência sobre o processo de desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, criada em 2016, levando em conta suas dinâmicas sociais, econômicas e ambientais.

O professor Gilberto Schweder, da FESPSP, apresentou as várias etapas do estudo, que contou com oficinas técnicas e consulta pública, e vai subsidiar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RM, exigência do Estatuto da Metrópole.

O resultado do trabalho será reunido, posteriormente, em um atlas digital, e irá contribuir para a elaboração de futuras políticas públicas ou ações da iniciativa privada para o desenvolvimento econômico e social da RMRP.

11/04/2019 Leia na íntegra esta matéria: (Emplasa apresenta Projeto UITs em reunião do Parlamento Metropolitano de Ribeirão Preto)

1-5 of 547<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >