Suzano assina convênio com Emplasa para implantar sistema de informações geográficas

Plataforma digital vai possibilitar a gestão de informações geoespaciais de fontes oficiais do município

08/01/2018

A Prefeitura de Suzano firmou na tarde desta quinta-feira (21/12), um convênio com a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) para a implantação do Sistema de Informações Metropolitanas (SIM). A plataforma digital possibilita a gestão de informações geoespaciais de fontes oficiais do município. Seu principal objetivo é apoiar o planejamento regional de modo integrado, dando mais agilidade e eficiência à implementação de políticas públicas.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi, acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, recebeu no gabinete do Paço Municipal os representantes da Emplasa para a assinatura do convênio. Com recursos de visualização, inserção e edição de dados geoespaciais de modo amplo, o sistema permite uma visão integrada do território, tornando-o instrumento de planejamento regional. Ele também facilita análises e a geração de relatórios a partir de um painel com gráficos e tabelas dinâmicos.

De acordo com o prefeito, a ferramenta possibilitará respostas rápidas a perguntas estratégicas, garantindo que as ações e a aplicação das políticas públicas sejam mais ágeis e direcionadas às reais necessidades da sociedade.
Visando à difusão do uso do SIM no setor público, várias funcionalidades foram agregadas ao aplicativo, inicialmente voltado para os municípios. Essas funcionalidades levam em consideração demandas que garantem integridade e segurança, observando aspectos territoriais, conteúdo geoespacial disponível e expectativas dos clientes. A plataforma colaborativa conta, ainda, com recursos de controle da exibição simultânea de várias camadas de dados, edição de atributos, controle de permissão de usuários, filtros por atributos, localização de pontos a partir de endereços ou coordenadas, entre outros.

O SIM não só oferece um panorama do território municipal como também ajuda a difundir o geoprocessamento e o uso dos dados geoespaciais no setor público, potencializando sua ação em escala regional.

Fonte: Prefeitura de Suzano.
Link: http://suzano.sp.gov.br/web/suzano-assina-convenio-com-emplasa-para-implantar-sistema-de-informacoes-geograficas/