Notícias

Região Metropolitana de RP formalizará fiscalização do transporte interurbano

Além do documento, suspensão do pagamento do terceiro eixo e assentos no Comitê Executivo do PDUI foram pautas da reunião

12/06/2018

Definição de ofício que será entregue ao governador do Estado foi feita em reunião realizada nesta segunda-feira, 11

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), entregará um ofício para o Governador do Estado de São Paulo, Márcio França, para que seja definido um órgão fiscalizador do transporte interurbano – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) – entre os municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 11, às 9h, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), Nogueira falou sobre as etapas para a implementação. “Para a concretização do ofício, é necessário que haja uma decisão governamental, em seguida, implantação gradual da transição da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para a EMTU, e que os órgãos institucionais seja informados desta mudança”, explicou

Suspensão do pagamento do terceiro eixo

Além do ofício, outras pautas foram colocadas à mesa durante reunião pelo prefeito ribeirãopretano. Uma delas foi o impacto que a suspensão do pagamento do terceiro eixo pode gerar. A medida foi definida após a paralisação dos caminhoneiros no final do mês de maio. “A não cobrança do terceiro eixo vai impactar na redução de cobranças das nossas praças, que já foram impactadas com a redução de até 20% da tarifa de pedágio no novo contrato”, comentou Nogueira.

Assentos do Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

A princípio, seria definido, na reunião, quem seriam os ocupantes dos assentos do comitê executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Durante o evento, foi proposta a realização de um sorteio, em vez da deliberação.

Em virtude disso, a escolha foi adiada. As 34 cidades da região metropolitana foram dividas em quatro sub-regiões. Os prefeitos dos municípios deverão manifestar interesse em participar como coordenador. Já com o nome dos voluntários, haverá um sorteio para escolher um representante de cada sub-região. Confira as cidades de cada uma delas:

 

tabela-revide.jpg

 

Revide

João Camargo

Sob supervisão de Marina Aranha.

Foto: João Camargo

Topo