Plano de Desenvolvimento é tema central de reunião em Sorocaba

16/02/2017

A Câmara Municipal de Sorocaba sediou na manhã desta quarta-feira, 15, encontro para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) dos municípios que integram a Região Metropolitana de Sorocaba. Participaram da reunião prefeitos, gestores públicos, membros da sociedade civil e representantes de diversas entidades sociais.

A mesa principal foi composta pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Rolim Neto; pelo diretor-presidente interino da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti; Dirlei Salas, prefeito de Araçoiaba da Serra; Darci Schiavi, prefeito de Jurumim; Guilherme Gazzola, prefeito de Itu; pelo vereador de Sorocaba, João Paulo Miranda e Jesse James, da Casa Civil.

A reunião foi aberta por Anselmo Rolim, que frisou a importância de todos os prefeitos que compõem a RM Sorocaba. “Eu conclamo a participação dos prefeitos envolvidos, pois sem eles o PDUI não será concretizado”.

Luiz Pedretti explanou o que é a Região Metropolitana de Sorocaba, como foi criada, como funciona sua estrutura e como será construído, de forma colegiada e coletiva, esse Plano. E aproveitou para explicar o papel da Emplasa nesse processo. “A Emplasa é um órgão do Governo do Estado de São Paulo responsável pela criação das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. No caso de Sorocaba, ela tem o papel de secretaria executiva, fornecendo apoio técnico e administrativo para o funcionamento do aglomerado”.

Após explicações sobre o Plano de Desenvolvimento, Vidal Dias, assessor especial da secretaria de Habitação, coordenou a apresentação sobre o andamento do PDUI na região de Sorocaba.

O prazo para a conclusão do PDUI é janeiro de 2018.

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos