Cotia apresenta propostas para elaboração do Plano de Desenvolvimento

No sábado (30/09), Cotia sediou a quarta audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) que se tornará Lei Estadual

10/10/2017

Dezenas de pessoas passaram pela Câmara Municipal de Cotia, na tarde de sábado (30/09), para acompanhar a audiência pública do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana (PDUI) – evento que percorre os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), promovidas pelo Conselho Consultivo da Sub-região da Região Metropolitana de São Paulo (Consulti) – para apresentar e receber contribuições. Cotia participa ativamente da elaboração do PDUI e, durante a audiência, a sociedade civil organizada apresentou diversas propostas que poderão ser incorporadas à futura Lei Estadual sobre o tema.

Foram apresentadas sugestões ao PDUI como a ‘elaboração de mapas do turismo metropolitano com rotas temáticas’, ‘expansão do Expresso Turismo da CPTM’, ‘incentivo à geração de renda’, ‘melhoria na infraestrutura urbana’, ‘incentivo para agências criarem roteiros regionais’, ‘fortalecimento da governança regional’. O engenheiro Álvaro Sérgio Barbosa, da Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia (AETEC), apresentou diversas sugestões ao PDUI, entre elas, a criação de Porto Seco e complexo logístico para Caucaia do Alto aproveitando a linha férrea Mairinque / Santos, concretização do corredor metropolitano ligando Itapevi a Cotia (BRT), pela Estrada da Roselândia, com conexão com o corredor Itapevi-São Paulo e pagamentos de royalties, pelo Estado, aos municípios que tenham reservas ambientais e hidrominerais com recursos do pré-Sal, entre outras.

A Associação Comercial e Industrial de Embu das Artes, representada por Roberto Terassi, propôs melhorias nas vias transversais entre as rodovias Raposo Tavares e a Régis Bittencourt, prevendo alargamento e construção de ciclovias.

“São nas audiências públicas que a sociedade civil organizada, o cidadão e o poder público podem expor suas ideias. Temos muitas demandas em nossa região e ao fechamento do PDUI esperamos que as cidades consigam subsídios para execução dos projetos elencados no Plano”, disse o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Cotia, José Roberto Baraúna, titular da Câmara Temática de Transporte e Cargas, do Consulti.

A audiência pública foi presidida Brígida Sacramento, representando a Casa Civil do Governo do Estado e contou com a presença de Letícia Trombeta, da Emplasa, que fez uma apresentação sobre o PDUI.

O que é PDUI?

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) está previsto no Estatuto da Metrópole, Lei Federal nº 13.089 de 2015, que determina a finalização dos PSUI’s em todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras desenvolvam, até 2018, compatibilizando com os Planos Diretores Municipais.

O PDUI prevê as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Também fixa as bases de atuação conjunta entre estados e municípios para um desenvolvimento ordenado da Região Metropolitana de São Paulo.

Escrito por Prefeitura de Cotia