Conselho da RMS se reúne em Itu para discutir questões regionais

13/06/2017

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba esteve reunido na manhã desta segunda-feira (12), no auditório da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itu, para discutir sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O encontro contou com a presença de representantes das 27 cidades que compõem a RMS (prefeitos, vice-prefeitos e secretários), deputados estaduais e federais, representantes da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), além de representantes da sociedade civil.

A Prefeitura de Sorocaba foi representada no encontro pela vice-prefeita Jaqueline Coutinho e por representantes da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas.

De acordo com o representante da Emplasa, Humberto Parro, o PDUI da RMS deve ser encaminhado à Assembleia Lgislativa até o final do mês de agosto.

“O Comitê Executivo foi criado em 2015 e na última semana já escolhemos os representantes da sociedade civil que completam essa equipe”, explica. Foram escolhidas na última quarta-feira (7), durante assembleia: Apeoesp (Sindicato dos Professores), Associação Comercial de Sorocaba (Acso), OAB de Votorantim e Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba, com seus respectivos suplentes: Associação de Moradores do Jardim Piazza di Roma, Sindicato das Indústrias de Mineração de Areia do Estado de São Paulo, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e Instituto Federal (IF) de Sorocaba.

Parro reforçou, ainda, que cada uma dessas instituições deve indicar um membro como representante no Comitê Executivo do PDUI, para participar de audiências públicas que ocorrerão nas 27 cidades que compõem a RMS. Outro ponto importante citado durante o encontro e destacado pela vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, foi a consolidação da agência metropolitana no município de Sorocaba. “A criação dessa agência é uma ação efetiva para a região metropolitana avançar”, ressalta.

Todas as questões discutidas durante esse encontro serão retomadas na próxima reunião, que acontece em 31 de julho, às 10h, na Prefeitura de Tatuí.

Prefeitura de Sorocaba
Fotos: Felipe Pinheiro