Fique por dentro das notícias

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto, criada, por lei, em julho do ano passado, recebeu do Governador Geraldo Alckmin, na noite de ontem, 11/4, a nomeação oficial dos integrantes do seu Conselho de Desenvolvimento. Composto pelos 34 prefeitos dos municípios que formam a nova Região Metropolitana, o Conselho também inclui a participação de 18 representantes do Estado.

Ribeirão é a sexta região metropolitana paulista institucionalizada, além das RMs de Campinas, São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, que já são muito atuantes no estado.

Com população estimada em 1,6 milhão de habitantes (3,7% do Estado e 0,81% do país), segundo dados de 2014, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto ocupa um território de 14,8 mil km² (5,96% do Estado e 0,17% do país). Seu Produto Interno Bruto (PIB) também é expressivo, atingindo R$ 48,38 bilhões, de acordo com dados de 2013. Esse valor representa cerca de 3% do PIB do Estado e 1% do PIB brasileiro.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é composta formalmente por 34 municípios, quais sejam: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

Desde as eleições, em final de março último, os prefeitos de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e Batatais, José Luis Romagnoli, são, respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão.

Matéria publicada no portal do Governo do Estado de São Paulo – Casa Civil

Link: http://www.casacivil.sp.gov.br/

17/04/2017 Leia na íntegra a mat&ecute;ria (Conselho de Desenvolvimento da Região de Ribeirão Preto é nomeado pelo governador Geraldo Alckmin)

Campos do Jordão assume a presidência do Conselho da RMVale

O prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidone, foi eleito, na manhã desta segunda-feira, 10/04, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O encontro dos prefeitos para a eleição aconteceu em São José dos Campos, e a abertura da reunião ocorreu após o prefeito anfitrião, Felício Ramuth, declarar, metaforicamente, aos presentes: “Nascemos dependentes, nos tornamos adultos, e aí achamos que ficamos independentes, quando, na verdade, e cada vez mais, somos todos interdependentes”.

A vice-presidência do Conselho foi entregue ao prefeito de Paraibuna, Victor de Cassio Miranda, conhecido como Vitão. Os eleitos serão responsáveis pelas ações de planejamento e desenvolvimento das 39 cidades que compõe a RMVale, junto ao Governo do Estado.

Após o anúncio da nova diretoria, feito pelo subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, alguns breves discursos reiteraram as palavras iniciais de Felício, falando em união, esforço conjunto e muito trabalho. Alguns lembraram a oportunidade que a moderna gestão da RMVale poderá propiciar, discutindo os problemas comuns para buscar soluções conjuntas.

Edmur Mesquita se mostrou satisfeito com a reunião: “Tanto o Fred como o Vitão são prefeitos experientes que têm demonstrado muitas qualidades em seus municípios e darão um bom exemplo também na RMVale”. Mesquita também se propôs a trazer o secretário estadual de Turismo no próximo encontro do Conselho da RMVale.

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

10/04/2017 Leia na íntegra a mat&ecute;ria (Campos do Jordão assume a presidência do Conselho da RMVale)

1-5 of 246<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >