Notícias

Fique por dentro das notícias

AUJ elege representantes para desenvolvimento do PDUI

Em reunião realizada na sexta-feira (19) no auditório do Ciesp, a Comissão Técnica da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) – da qual o prefeito Luiz Fernando Machado é presidente – elegeu os três representantes da sociedade civil que vão integrar o Conselho Técnico de desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). As três instituições escolhidas foram o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Ciesp Jundiaí e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello, que integra o conselho como representante de Jundiaí, destacou a importância de se estabelecer mecanismos de colaboração entre as administrações das cidades da Região. “Já conseguimos resultados expressivos, por exemplo, na área de segurança. A participação da sociedade civil no desenvolvimento do PDUI é muito bem-vinda”, afirmou.

O PDUI será desenvolvido tendo como diretrizes principais ações integradas nas áreas de saúde, educação, cultura, recursos hídricos, Defesa Civil e serviços públicos prestados diretamente pelo Poder Público, entre outras, conforme explicou o presidente da Emplasa, empresa responsável pela elaboração do Plano, Luiz Pedretti. “O PDUI será um instrumento que vai estabelecer, com base em processos permanentes de planejamento, as diretrizes para o desenvolvimento urbano da AUJ”, explicou.

Prefeitura de Jundiaí
Assessoria de Imprensa
Fotógrafos PMJ

22/05/2017 Leia na íntegra a mat&ecute;ria (AUJ elege representantes para desenvolvimento do PDUI)

IAB, Ciesp e OAB representam a sociedade na Comissão Técnica do PDUI da Aglomeração Urbana de Jundiaí

A Comissão Técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana de Jundiaí (PDUI-AUJ) elegeu, na última sexta-feira (19/05), em reunião pública realizada em Jundiaí, as três entidades representantes da sociedade civil, mais três suplentes, que passam a integrar a Comissão: Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Jundiaí) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Jundiaí).

São suplentes, respectivamente, a Associação dos Engenheiros de Jundiaí, a Agência de Desenvolvimento de Jundiaí e Região (ADEJ) e uma terceira entidade a ser indicada pela OAB. A reunião foi promovida pela Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos e pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), vinculadas à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.

Em concorrida reunião, que contou com a presença de representantes de sete prefeituras e cerca de 30 entidades, o diretor-presidente interino da Emplasa, Luiz José Pedretti, apresentou o PDUI, destacando as diretrizes, projetos e ações que deverão orientar o desenvolvimento regional, reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições de vida da população da AUJ.

O PDUI será desenvolvido tendo como diretrizes principais ações integradas nas áreas de saúde, educação, cultura, recursos hídricos, Defesa Civil e serviços públicos prestados diretamente pelo poder público, entre outras, segundo o presidente da Emplasa. “O PDUI será um instrumento que vai estabelecer, com base em processos permanentes de planejamento, as diretrizes para o desenvolvimento urbano da AUJ”, explicou.

A elaboração do PDUI-AUJ está sendo coordenada pelo Governo do Estado com assessoramento técnico da Emplasa e deverá acontecer de forma integrada e compartilhada entre os sete municípios da aglomeração e representantes do Estado nas funções públicas de interesse comum, juntamente com a sociedade civil.

22/05/2017 Leia na íntegra a mat&ecute;ria (IAB, Ciesp e OAB representam a sociedade na Comissão Técnica do PDUI da Aglomeração Urbana de Jundiaí)


Barjas Negri é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba

Prefeitos e representantes dos municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Piracicaba estiveram na manhã desta segunda-feira, 15, no Parque Tecnológico do município, onde aconteceu a eleição do presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento. Fizeram parte da mesa principal o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o secretário estadual de Energia e Mineração, João Carlos de Souza Meirelles; o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, e o deputado estadual Roberto Morais.

Após saudações do prefeito anfitrião, Edmur Mesquita iniciou os trabalhos pelo item 2 da pauta, que trata da eleição do Conselho. Por unanimidade, Barjas Negri foi eleito presidente e o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, vice-presidente. “Piracicaba é a região que possui a menor relação de leitos públicos”, enfatizou Barjas.

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos aproveitou para destacar a importância do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) e o impacto positivo que trouxe para a região. “O Gamesp discute e encaminha as questões de segurança das cidades do Aglomerado e envia ao Estado”. Meirelles citou a importância das energias renováveis e a necessidade inadiável, dentro de dois ou três anos, de energia elétrica.

Ao final, Edmur Mesquita colocou em pauta a aprovação da ata da última reunião e a técnica da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Letícia Roberta Trombeta, atualizou os presentes sobre o atual estágio do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI.

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

15/05/2017 Leia na íntegra a mat&ecute;ria (Barjas Negri é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba)

Itu recebe oficina sub-regional para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Com foco na Região Metropolitana de Sorocaba, o evento ocorreu por meio de parceria entre a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano e a Prefeitura

Foi realizada em Itu, na última quinta-feira (11/05), a oficina sub-regional para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sorocaba, por meio de parceria entre a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e a Prefeitura de Itu.

Os temas abordados foram o desenvolvimento urbano e econômico, meio ambiente e resíduos sólidos, mobilidade e logística, saúde e segurança pública.

O prefeito ituano e presidente do Consórcio da Região Metropolitana de Sorocaba, Guilherme Gazzola prestigiou a reunião e destacou a importância dos consórcios. “Um dos pontos mais importantes dessas reuniões é não perder o foco, instalar a agência, discutir o que pode ser feito e encontrar instrumentos para que isso possa ser feito. A solução para muitos problemas passam pelos consórcios”, concluiu Guilherme.

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado
O PDUI, como instrumento legal de planejamento, estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento metropolitano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.

Também fixa as bases de atuação conjunta entre Estado e municípios.

Prefeitura da Estância Turística de Itu
Foto e texto: Renata Guarnieri

12/05/2017 Leia na íntegra a mat&ecute;ria (Itu recebe oficina sub-regional para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado)

1-5 of 258<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >